Cerca de 4 mil casos de abusos sexuais a menores praticados por padres foram denunciados para a Congregação para a Doutrina da Fé nos últimos dez anos, relatou William Levada, prefeito da instituição e responsável pelas investigações, admitindo que a resposta da Igreja foi “inadequada”.

As declarações de Levada foram dadas durante a abertura de um simpósio sobre pedofilia, na Universidade Gregoriana de Roma, que ocorre até 9 de fevereiro e reúne lideranças religiosas. Durante discurso o prefeito leu uma mensagem do papa Bento XVI, em que o pontífice afirma que a cura das vítimas deve ser “a preocupação prioritária” da comunidade cristã e que isso deve caminhar paralelamente a uma “profunda renovação da igreja em todos os níveis”.

Levada fez questão de ressaltar a luta de Joseph Ratzinger contra abuso de menores desde quando era cardeal. O prefeito afirmou que Bento XVI sofreu duros ataques por parte da imprensa nos últimos anos, “quando deveria ter recebido a gratidão de toda a igreja e de fora dela” pelo trabalho prestado e sua postura de “tolerância zero” com a pedofilia.

Mesmo assim, o prefeito admitiu que as 4 mil denúncias “evidenciaram a inadequada e insuficiente resposta da Igreja”. “A Igreja tem a obrigação de cooperar com a lei civil e denunciar esses crimes às autoridades competentes”, defendeu Levada.

Fonte: Veja