Uma matéria recente no jornal Orange County Register foi reproduzida por centenas de sites de notícias, causando um constrangimento ao pastor da igreja Saddleback, na Califórnia, uma das maiores dos Estados Unidos. Rick Warren pode ser considerado um dos cristãos mais influentes do mundo, graças aos milhões de cópias vendidas de seus livros e a rede “Propósitos” existente em dezenas de países.

Para refutar algumas das afirmações atribuídas a ele, Warren publicou no site de sua organização, pastors.com, bem como no Christian Post e no blog de Ed Stetzer, do ministérioLifeWay, uma longa entrevista onde ele esclarece todas as possíveis dúvidas sobre sua fé.

Ed Stetzer saiu em defesa do amigo, dizendo que o jornal OC Register é um veículo secular “incapaz de entender as nuances que muitas vezes usamos no Cristianismo evangélico”, disse.

O pastor Warren alega que suas declarações foram distorcidas e que ele está sendo vítima de um complô que visa abalar sua imagem, embora não negue que se aproximou dos muçulmanos de sua cidade. Ele defende sua estratégia, alegando que “construir uma ponte com as pessoas não tem nada a ver com mudar as suas crenças. Trata-se de realmente amar as pessoas… Você não irá ganhar seus inimigos de Cristo, apenas seus amigos. É parte do que Paulo chama de ‘ministério da reconciliação’. É fazer como Cristo, tratar as pessoas com dignidade e ouvi-las com respeito”.

Contudo, ele nega que sua igreja fez “parceria” com mesquitas, que muçulmanos e cristãos adoram o mesmo Deus e que concordaram “não evangelizar um ao outro”, enquanto realizam juntos projetos de ação social. “Todas essas três declarações são totalmente erradas”, diz Warren na transcrição da entrevista. “Elas foram feitas pelo repórter, não por mim. Eu não disse isso… eu não acredito nisso… eu discordo completamente delas”.

“Quem me conhece e meu histórico de 40 anos de ministério [sabe] que eu nunca iria concordar com ‘não evangelizar’ os outros! Recebi ordens do meu Salvador para compartilhar a Boa-Nova com todas as pessoas, em todos os lugares, o tempo todo, de todas as formas possíveis. Qualquer pessoa que já me ouviu ensinar sabe que meu coração anseia por trazer outras pessoas para Jesus”, explica Warren.

O pastor também ficou ofendido ao atribuírem a ele, novamente, a defesa do “Crislamismo” – uma mistura da fé cristã com o Islã. A abordagem de Warren em se envolver com a comunidade muçulmana tem atraído críticas de alguns televangelistas. Jack Van Impe deixou a rede de TVTrinity Broadcasting Network no ano passado, depois de fazer acusações a Warren sobre essa questão. Seus críticos mostram como prova um vídeo de uma conferência islâmica em que Rick foi um dos preletores, há mais de dois anos atrás.

Para Warren, essa “é a mentira de que não vai morrer”. Ele explica, “Não importa quantas vezes nós refutamos e corrigimos essa mentira, as pessoas continuam dizendo que é verdade. Jesus é o único caminho da salvação. Ponto final. Se eu não acreditar nisso, posso abandonar meu trabalho! Eu acredito que todo mundo precisa de Jesus e estou disposto a enfrentar todas essas declarações falsas e mal-entendidas, para continuar pregando o Evangelho”.

Para dissipar qualquer dúvida, o pastor enfatiza: “Nós cremos que Jesus é Deus. Nós cremos que Deus é uma Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, não três deuses separados, mas um só Deus, não tenho outra fé. Acredito que Jesus é Deus. Meu Deus é Jesus. A crença em Deus como uma Trindade é a diferença fundamental entre os cristãos e todos os outros. Há 2,1 bilhões de pessoas que se dizem cristãos… sejam católicos, ortodoxos, protestantes, pentecostais, ou evangélicos… todos eles têm a doutrina da Trindade em comum”.

No final da entrevista, ressalta que ele e sua igreja continuam fazendo esforços para levar o evangelho a toda às nações. Pelos seus cálculos, a Saddleback já enviou 15,867 missionários e para 2012 pretendem plantar novas igrejas em 12 cidades estratégicas em todo o mundo: Tóquio, Berlim, Johanesburgo, São Paulo, Buenos Aires, Hong Kong, Londres, Freetown, Moscou, Cidade do México, Amã e Manila.

Fonte: Gospel Prime