O Homem no Lar

08/02/2012 13:04

 

 

 

 

O Que Diz

A Bíblia Sobre

O Homem no Lar

 

 

         

          Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas, escolares ou religiosos têm a sua origem no coração do homem.  Sabemos como é o coração do homem {Jer. 17:9; Rom 3:10-23}.  A instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, ajuntando duas pessoas de maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de família.  O ambiente que é formado pelo amor exercido por todos os membros da família cria o que chamamos de “lar”.  O lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar.  Então, podemos dizer, a forma como caminha o lar caminha o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo. 

 

Tal lar, tal mundo

 

          Reconhecendo a existência e a influência do pecado, sabemos que nem todos os lares não estão operando com as mesmas regras e propósitos que um lar cristão opera.  Aprender o que a Bíblia ensina sobre o assunto do lar é uma garantia de que atingiremos o alvo qual Deus tem para nós no relacionamento entre os membros da família. 

 

I. O HOMEM NO LAR

 

A. Homem foi primeiramente criado

 

1. A realidade

Gên.  2:7-8, 18-22,  v.18, “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”   v. 22, “E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher” I Tim 2:13, “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.”

 

2.A responsabilidade

 

·      Ser primeiro formado como Adão, ou ser o primogênito como Rúben ou Esaú e outros, traz privilégios e responsabilidades (Lei - Deut 21:15-17; veja os exemplos com Rúben ,Gên. 49:3; Esaú , Gên. 27:19 e a parábola de Luc 15:11-32).

 

·      O homem foi feito por Deus e por isso Deus tem autoridade sobre ele. A mulher foi formada do homem e ele tem autoridade sobre ela.  As crianças vêm dos pais e assim os pais têm autoridade sobre os filhos.

 

·      O exemplo de Cristo: Col 1:15-19, “E ele é antes de todas as coisas, ... E ele é a cabeça do corpo ... toda a plenitude nele habitasse”

 

·      No jardim do Éden, depois do pecado, Deus chamou Adão e não Eva para explicar o que tinha acontecido.  Deus falou com  Adão a cabeça do lar e responsável pelas ações do lar. Gên. 3:9. 

 

·      Adão que respondeu  pelas ações da família como o responsável pelo lar. Gên. 3:10-12.

 

·      Adão não procurou essa posição, assim como nenhum homem a procura, mas foi desde o princípio “conforme o propósito dAquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade” (Efés 1:11; I Cor 4:7).

 

                         Seqüência de aparecimentos                                     Significado

Deus + Cristo + Homem + Mulher + Crianças  =  ordem de autoridade e  responsabilidade

 

·      Na igreja  o homem tem várias responsabilidades. I Tim 2:12; 3:1-13.

 

·      Em Efés 5:25, “Vós, maridos, amai  vossas mulheres” a palavra amai vem da palavra grega Philía que significa amor que é medido por sacrifício. Então o homem tem primeiramente a responsabilidade de amar a todos no lar da maneira certa  por ser eles o primeiro formado.

 

          Então, devido o homem ser o primeiro formado no jardim do Éden, Deus  mostrou a sua vontade dando ao homem uma posição primordial no lar.  Essa posição, de ser o primeiro formado, traz consigo responsabilidades intransferíveis das quais ele tem que prestar conta diante de Deus (Gên. 3:9; I Sam 3:13) e não levá-las a sério, pode ter um efeito intenso sobre a sua comunhão com Deus  (I Ped 3:7).

 

OBS: Existem pessoas que contrariamente a esse fato de o homem ter autoridade sobre a mulher e a família argumentando que as árvores foram formadas antes do homem então elas têm autoridade sobre o homem.  Este argumento é negado pelo fato de o homem ter sido feito a imagem de Deus e não as árvores ou qualquer outra parte da criação.  O homem tem supremacia sobre a criação por ser criado a imagem de Deus. 

 

B. Homem é a cabeça do lar

 

1. A posição

I Cor 11:3; Efés 5:23

 

2. A responsabilidade

 

·      a posição de cabeça não deve ser vista como o mundo vê, pois o mundo vê o homem como um ditador que reina sobre um país, um senhor que governa um castelo, ou o galo que manda no galinheiro. 

 

·      A autoridade que o homem no lar tem, não é da sua origem.(I Cor 4:7, “Porque, quem te faz diferente?”)  É uma autoridade que Deus confia ao homem no lar. O homem exercita esta autoridade com firmeza e sabedoria, mas é Deus quem a mantém e a estabelece.  The Christian Family, p. 133

 

·      Assim como Cristo é a cabeça da igreja, o homem é a cabeça da mulher e do lar.  Como, podemos perguntar, Cristo mostrou a sua posição de cabeça? Ele mostrou a sua posição de cabeça da igreja quando  “a si mesmo se entregou por ela” (Efés 5:25).  A maneira de ser a cabeça é vista pelo seu amor. O seu amor é visto em seu sacrifício. Lembramos o significado da palavra ágape que é amor medido pelo seu sacrifício. O homem tem a responsabilidade de amar com sacrifício pois o mandamento é , “Vós, maridos, amai vossas mulheres”. O homem deve amar a ela assim como Cristo amou a sua igreja (Efés 5:25, 28). Em I Ped 2:21- 3:18, o exemplo de Cristo padecendo pelos outros, (“pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” 2:21, e “o Justo pelos injustos” 3:18), é um exemplo para mulheres (3:1), maridos (3:7) e, finalmente, para todos (3:8). Assim como Cristo é a cabeça da igreja, o homem é da mulher.

 

·      Devido o homem ser a cabeça da mulher e do lar, a maior parte do sustento da família deve vir dele {I Tim 5:8}.  O corpo do homem evidencia que ele pode suportar o esforço do trabalho físico do lar.  O homem tem uma capacidade natural de agüentar o estresse mental que vem ao administrar as necessidades do lar.  Deus fez o homem se desanima mais dificilmente e isso facilita a sua posição de cabeça do lar.  Assim como a igreja deve olhar somente para Cristo para o seu sustento material e cuidado espiritual, a esposa e a família devem olhar à cabeça do lar para o seu sustento material, cuidado moral e espiritual {Efés 5:25-28}.

 

·      Deve vir da cabeça do lar o padrão de maior iniciativa em relação a espiritualidade e moralidade no lar {Êx 10: 2; Deut 6:7-9; Sal 78:5,6; Prov. 13:22,24; Isa 38:19; Efés 6:4}.  Se a cabeça do lar estiver presente nenhuma outra pessoa no lar deve tomar a incitava de fazer orações antes das refeições, ou ter a família a iniciativa de se aprontar para os cultos públicos ou decidir quais serão os limites morais no lar.  Outra pessoa pode participar deste incentivo, mas é a cabeça que deve ter a responsabilidade geral no padrão de iniciativa. 

·      É lógico que esta posição serve como modelo de comportamento diante das mulheres dando honra e sendo imitado ou copiado por todos no lar.  Deus os maridos dizendo, “Igualmente vós, maridos, coabitai...dando honra à mulher, como vaso mais fraco.”{I Ped 3:7}.  Se o homem não honra à sua mulher ele está em desobediência direta.  Se ele permite que os filhos desrespeitam a sua esposa, as suas irmãs, a professora na escola ou a vizinha, ele está em desobediência indireta por eles.  Ele é a cabeça, o responsável diante de Deus pelo que transcorre com todos no lar na sua presença ou ausência. 

 

·      O homem, para ser a cabeça como se deve, vai precisar aumentar o conhecimento sobre as suas responsabilidades, as necessidades da sua esposa como mulher, e uma certa sabedoria pedagógica para cuidar dos seus filhos.  “Vós maridos, coabitai com elas com entendimento” {I Ped 3:7} traz ao homem a responsabilidade de agir com compreensão, percepção e experiência em vez de altivez, emoção, sentimento ou só aquelas ações e atitudes a sociedade aceita. 

 

·      O Pastor tem responsabilidades espirituais sobre a igreja e tem que “dar conta” de tudo (Heb 13:17), também o marido é responsável por todos sobre os quais ele tem responsabilidade e deve responder pelo que faz da mesma maneira. Eli  em I Sam 3:11-14.   Eli, sabendo do comportamento dos seus filhos , “não os repreendeu”. O julgamento veio então,  não só sobre os filhos, mas sobre Eli, por ser o pai e responsável pelo lar. Por Acã pecar, a família foi destruída, mostrando em parte a influência que Deus coloca na posição do pai.  Devido o pai pecar, a semente deste pecado foi prolongada nas ações da família.  Josué 7:1-26. O mesmo foi repetido em Daniel  6:24.

 

·      Pensamos no fato que talvez a mulher ou os filhos não aceitam o homem assumir a sua posição.  É capaz que o homem por anos não tenha exercido a sua posição.  Essa falta tem resultado maus hábitos no lar influenciando a esposa que por sua vez tem que tomar uma liderança, e os filhos que por sua vez não têm se acostumado a se submeter à autoridade do pai.  Quando este é o caso, com anos de normas que têm se criado automaticamente pela falta de cabeça ativa no lar, não se pode esperar que todos mudem de um momento para outro.  Se o homem reconhece que ele não desempenhou satisfatoriamente a sua posição, é necessário que confesse tal pecado a Deus e procure a sua graça para colocar tudo em ordem no seu lar, sabendo que leva tempo e constante amor até que todos sigam as suas determinações como cabeça do lar.  Temos o exemplo de Deus para conosco {I João 4:19} e a promessa da Palavra {I Cor 13:8, “O amor nunca falha”} para nos encorajar nessa tarefa admirável.

 

·      Em resumo e em reposta à solicitação dos maridos e pais interessados em saber o que podem fazer para agir da maneira que a posição pede, estas sugestões estão dadas aqui.  Dar atenção à família {brincando ou fazendo obras manuais com os filhos, lendo livros com eles, dando ouvido à esposa e aos filhos, passeando no parque ou centro com todos da família, conversando assuntos que eles trazem, etc.}; estar atento às necessidades da família {roupa, alimentação, escolaridade, medicamento, conselhos, bem estar mental e emocional}; proteger a família de qualquer situação que prenuncie um mal; seja de amigos, hábitos, músicas, vizinhos ou parentes; instrua sobre hábitos saudáveis de higiene pessoal, alimentação, boas maneiras, conversação, etc.; ser um exemplo do bem, da Bíblia e de bom comportamento. 

 

C. O Homem é o líder do lar

 

1. O privilégio

    Gên. 18:19; 35:2: Josué 24:15; Atos 10:2

 

2. A responsabilidade

·      A posição de cabeça mostra que o homem tem autoridade no lar; a posição de líder mostra que o homem é o  dirigente ou orientador  do lar.

Sendo a cabeça, o homem tem posição para agir. 

Sendo líder, ele tem a responsabilidade de  agir.

 

·      A liderança envolve a responsabilidade de agir em beneficio de um outro,  não o direito de mandar que os outros o sirvam. O homem responsável pelo lar nunca deve pensar na autoridade que tem fora do contexto da responsabilidade que tem.  Luc. 22:24-47.

 

·      A liderança no lar, é um poder intransferível que Deus tem estabelecido com o homem no lar.  O homem não deve se esconder desta função,  nem procurar se desculpar desta obrigação por achar que não tem uma personalidade forte  ou experiência adequada, etc.  Ele deve aprender a exercer a sua função pedindo a Deus a sabedoria necessária (Tiago 1:5).

 

·      A liderança também envolve a necessidade de delegar autoridade a outros. Se ele não delega poderes transferíveis aos outros capazes, todas as decisões e ações têm, por necessidade, que ser cumpridas  por ele.  Isso poderá exaurir o líder por ele tentar ser um sabe-tudo em todos os lugares. Assim  a família logo sentira-se alienada, e assim ele seria o responsável por destruir e amarrar os relacionamentos no lar. p. 240, Man and Woman in Biblical Perspective.  Assim como a mulher respeita o andamento e os limites da responsabilidade do marido, o marido deve respeitar os limites da responsabilidade da esposa não interferindo desnecessariamente na sua administração no lar.  Cristo trata a igreja como esposa e não como uma filha.

 

·      A liderança também envolve por parte do líder procurar conselhos e ajuda de outras pessoas.  Isso não enfraquece a sua posição de líder mas contrariamente, garante a realização na sua posição. Prov. 15:22, “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” (Prov. 11:14; 24:6). “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente” Tiago 1:5.  Salomão foi abençoado por Deus quando pediu um coração com entendimento em vez de pedir muitos dias, riquezas, ou a vida de seus inimigos. (I Reis 3:5-15).

 

·      Deus tem posto ordem no mundo.  Na realidade, tudo na criação, até o lar,  pede para ter paz.  Se o fundo do coração da esposa e dos filhos pudessem ser  vistos, poderia ser visto que eles desejam intensamente que o homem no lar tome a atitude de líder.  Quando o líder é submisso a quem não deve ser líder, cria-se confusão e espanto no lar, talvez não visivelmente, mas nas emoções. A natureza pecaminosa de todos os participantes do lar faz com que eles sejam submissos e  desafiem  a liderança.  Mas, no fundo de tudo, há o desejo de ter a ordem que Deus tem posto no lar. Cristo sendo a cabeça o corpo é bem ajustado (Efés. 4:16).

 

·      O desejo por ter paz no lar não deve superar a responsabilidade de liderança.  A prática de sacrificar o que o homem no lar vê como saudável, certo e justo só para haver unanimidade não é aceitável.  Não há razão para ele aceitar o que é danoso e ofensivo entre aqueles sobre os quais ele é responsável e comprometido a amar e proteger.  Deus o tem como aquele que para conta por tudo o que ele permite ocorrer no lar. Lembre-se do caso de Eli (I Sam. 3:13,14).

 

·      Ser líder, não quer dizer que tem que ser rude, duro ou áspero. Um líder pode ser, e deve ser, manso, culto e meigo.  Moisés foi um líder de aproximadamente três milhões de pessoas por mais de quarenta anos, e é dito “E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”  (Núm. 12:3).  Cristo também, o modelo para o homem no lar, tinha do Pai, todas as coisas depositadas nas suas mãos, mas ... “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se”... e assim ...  “começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” (João 13:3-16).

 

·      O verdadeiro líder é primeiramente um líder consigo mesmo.  Ele já pratica autocontrole com os seus próprios desejos, ânimos, e apetites.  Ele programa bem o seu tempo entre o seu trabalho e descanso, seu prazer e dever.  Só depois de ele saber controlar a si, ele pode ser um líder capaz entre os outros. (Veja este princípio na relação pastor - igreja,  I Tim. 3:4,5;  professor - aluno, II Tim. 2:2).

 

·      O homem do lar, interessado em exercer a sua posição de líder para a glória de Deus e em obediência à Palavra de Deus fará o que for necessário, até mesmo se humilhar diante dos outros membros do lar quando errar, lhes pedindo perdão.

 

D. Homem é exemplo no lar

1. O modelo

- O Pai com seu povo. Lev 19:2;  Mat. 5:48;  Lu 6:36.

- Cristo com a igreja. Lu 22:26;  João 13:1-17; Efés 5:23;  I Ped 2:21.

          Não há melhor ou mais completo modelo para o homem seguir como ele deve ser no lar do que o exemplo de Cristo para com o Seu povo.  O amor de Cristo o levou a se entregar pelos Seus não obstante o preço da sua morte é para o homem um modelo de como amar a sua esposa e o seu lar não importando as inconveniências que possam vir. Vejamos Cristo e o Seu Pai.

 

O Exemplo de Cristo e Seu Pai para com Seu Povo

 

Exemplo de Cristo

Amoroso - Mar 1:11; João 13:1.

Teve iniciativa no amor - João 3:16; Fil. 1:6; I João 5:19.

Levou o peso de outro - I Cor 13:7; Heb 12:2.

Iniciou a união - Col 3:14.

Sacrifício - João 3:16.

Zeloso - Zac. 8:2.

Exemplar - João 14:9.

Lição para o Homem no lar

Seja ativo; não desinteressado, com apatia.

Seja valioso à sua família

Encare os problemas; não abandone a família.

Não esteja satisfeito com a destruição da família.

Renunciar-se voluntariamente; não seja egoístico

Não fique com sentimento morno

Não seja vergonhoso, mas algo de orgulho à família.

 

2. A prática  - João 13:17

          Para o homem no lar ser um exemplo promovendo bem dos filhos e dos outros no lar, algumas ações precisam ser tomadas. I Cor 8:1, “A ciência incha, mas o amor edifica.” Saber como deve ser  não é o suficiente, tem que ser colocado em ação. (Tiago 1:22-27, v. 25, “Aquele, porém, que ... não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”, Mat. 7:24; João 13:17) O reconhecimento do fato que o seu comportamento, atitude, e prática pesa muito no comportamento, atitude e prática dos que estão sob a sua autoridade já é um bom ponto de partida.  Procurar a sabedoria de Deus em se conformar à imagem de seu Filho é uma prática diária necessária para o homem no lar que quer cumprir a sua posição tendo em vista o bem. Tiago 1:5

 

          O homem no lar, pela posição que Deus tem-lhe dado, automaticamente, muitas vezes inconscientemente,  influi com intensidade nas maneiras de pensar e agir que todos os mesmos do lar vão adotar para as suas próprias vidas particulares.

 

·      O que os pais ensinam aos filhos pode ser como adornos à vida dos filhos: Prov. 1:8,9.

 

·      Somos influenciados pelos outros: Prov. 13:20; 22:24,25; Rom 14:7;I Cor 15:33;  I Tess 1:6,7; Heb 10:24; II Ped 2:7,8.

 

·      O exemplo do homem no lar cria raízes em todos os integrantes da família e eles praticam nas suas vidas involuntariamente o mesmo comportamento, e os mesmos costumes, hábitos, morais ou crenças, seja para o bem ou para o mal, são exemplos que eles têm visto no homem no lar. 

 

·      Não é o que ele diz que produz tal impressão, mas o que ele inspira diariamente, pela sua prática, no decorrer dos anos.

 

·      exemplo do homem no lar tem um longo efeito na vida daqueles que presenciam o seu exemplo íntimo e continuo no lar.  Os filhos irão repetir, muitas vezes até exagerando, os pecados que o pai  reservou só para si. Veja o exemplo de Davi que reservou para si o prazer da carne com Bate-Seba (II Sam 11:4) que logo cometeu o homicídio (II Sam 11:15-17) tomando ela para si. Com os filhos de Davi repetiram-se estes mesmos males e entre eles mesmos. Amnon, filho de Davi, cometeu incesto com a sua irmã Tamar (II Sam 13:11-14).  Absolão, filho de Davi, resolveu vingar o mal que Amnon fez à Tamar, e matou Amnon (II Sam 13:23-29,32). Absolão, em tempo,  então furtou os corações dos homens de Israel (II Sam 15:6) e assim tirou o reino de Davi. Mais tarde, Salomão, filho de Davi, teve um grande número de esposas, que foi fundamental para afastar o seu coração de Deus (I Reis 11:1-8). Assim prosseguia mais e mais violentamente entre os filhos o mal que Davi reservava por si. Essa foi uma grande tristeza na sua vida em particular e da sua família, cumprindo assim a palavra do Senhor, “não se apartará a espada jamais da tua casa” (II Sam 12:10).

 

Lista parcial de como o exemplo de um pai pode influenciar o seu lar

 

·      hábitos de higiene pessoal no lar e em publico

·      modos de conduta no lar, na igreja e na sociedade

·      atitudes sobre as leis do lar, da igreja e da sociedade

·      maneiras de adorar a Deus em particular e publicamente

·      a importância dada à Bíblia

·      a reverência dada a Deus

·      procedimentos de trabalho

·      responsabilidade no emprego

·      preferências na alimentação

·      opiniões políticas

·      opiniões religiosas

·      conceitos de vestimenta

·      uso de palavras e expressões

·      modo de conversar

atitudes sobre substâncias nocivas

cuidado com os enfermos, deficientes e pobres

·      o trato com as mulheres

·      boas maneiras

·      morais: honestidade, justiça e fidelidade à sua palavra

·      uso do dinheiro

·      firmeza e liderança

·      padrões de pensamento e raciocínio

·      auto-estima

·      seriedade dada aos estudos

·      profissão

 

 

A Bíblia mostra o homem em posições de liderança nas quais ele é exemplos para os outros:

·      na igreja (profeta, pastor, diácono) I Tim 2:12;  Atos 20:28,29;  I Ped 5:1-3;  Efés 4:1,12;  I Tim 3-13

·      na sociedade (rei, governador) Rom 13:1-3

·      no lar (pai, marido, cabeça) I Cor 11:3; Efés. 5:23; 6:4

 

3. As bênçãos

Uma geração que coloque a sua esperança em Deus - Sal 78:5-8.

Filhos que admirem os pais - Mal 4:5,6.

 

E. Os Homem e a Responsabilidade

 

1. O Princípio Bíblico

Responsabilidade Pessoal: Eze 18:20;  João 12:48;  Gal 6:5,7

Posição de responsabilidade requer atenção e ação:  Eze 33:1-6

As capacidades recebidas apontam a responsabilidade de serem usadas para o bem:  Mat. 25:14-30

Bênçãos vem em proporção a obediência:  I Cor 3:8

 

I Tim 6:20, “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado”

 

2. A Prática

·      A base primordial na função de pai é vista na idéia de responsabilidade.  Ser consciente do seu senso de responsabilidade, do bem estar material e espiritual de outros, é a marca que distingue um verdadeiro pai. Weldon Hardenbrook, Recovering Biblical Manhood and Womanhood, p 378

 

·      Devido o pai se ausentar constantemente da sua posição no lar, seja pela profissão ou vontade,  tem se tornado aceitável  pela sociedade tendo em vista que o homem não precisa ser mais participante ativo em suas famílias. Mesmo isso tendo sido aceitável pela maioria, de jeito nenhum deve ser visto como digno de aceitação pelo homem no lar que quer cumprir tudo o que Deus o ordenou fazer.  

 

·      O pensar que o homem não precisa ser um participante ativo em sua família fere o propósito de o homem ter sido criado primeiramente; está em oposição ao princípio de o homem ser a cabeça do lar; é contraproducente o homem não ser um líder no lar;  é uma irresponsabilidade da parte do homem se ele for a causa disto, ou se ele se acomoda deixando isso desenvolver ou permanecer onde ele tem autoridade.

 

·      Para um pai cumprir o seu papel diante da sua esposa e de seus filhos leva coragem.  Se ele não mostrar este importante ingrediente, mesmo em pouca quantidade, ele será considerado um vencido, derrotado, sem ânimo para enfrentar as dificuldades ou sofrimentos na vida. Os filhos tomarão o seu exemplo e multiplicarão esta prática com gerações futuras.  Assim, logo haverá uma sociedade de homens sem garra (pelo menos fora do campo de futebol), faltosos de convicção própria, e sem princípios pessoais.  Isso será visto claramente na administração do país, dos estados, das cidades e das igrejas.  Mas acontecerá o inverso se o pai, em temor a Deus e amor a família, toma a seriedade de dar importância à sua posição que Deus tem dado a ele e, pela graça de Deus, busca obedecer os princípios da Palavra de Deus, mesmo que isto custe conveniência particular, conforto físico, sentimento de segurança interna ou um estilo menos ambicioso de vida.

 

·     O homem no lar faz da sua esposa sensível, compassiva e atenciosa devido a atenção e o amor que ele dedica a ela. O homem responsável ama e estima a sua esposa e os seus filhos e traz para si amor e estima vindos da sua esposa e dos seus filhos (Efés. 5:28, “Quem ama a sua mulher, ama-si a si mesmo.”)

 

 

Tal homem, tal lar

 

 

F. O Homem no lar  e o Seu Tempo

 

1. O Modelo

Mat. 28:20; Heb 13:5

Deus com o Seu povo e Cristo com a Sua igreja.

 

2. O Mandamento Geral

Ecl 9:10; 12:13;  Efés 5:15-17; Col 4:5

     Todos os crentes devem remir o tempo desfrutando dele da melhor maneira para a glória de Deus enquanto estiveram na terra.

 

3. O Mandamento Particular

     Para o homem no lar, há uma responsabilidade particular que é saber usar o seu tempo com sabedoria junto à família: Gên. 2:23,24; Ecl. 9:9; Mat. 19:3-6; Efés 5:28, 29.

 

4.  A  Prática

Segue um gráfico que representa a idéia de usar o tempo de uma maneira que convém:

 

 

Remindo o Tempo

 

Deus tem-nos dado tempo em segmentos para nós podermos usar melhor aquilo que Ele nos deu. 

 

O tempo é dividido em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, e anos.

 

A forma como o homem emprega o seu tempo determina o quanto ele é cabeça, exemplo, responsável e  líder no lar. Ecl 12:14

 

A Figura um representa uma vida.   

 

Cada pontinho representa uma hora. 

 

Podemos ver todas as horas que esta vida terá.

 

Em um ano, há 8.760 horas, 522.00 minutos e 31.320.000 segundos

           

 

 

A responsabilidade do homem diante de Deus é usar o tempo fazendo melhor proveito para a sua glória (Ecl 12:13; Col 4:5).

 

É sempre um desafio para o homem empregar o seu tempo de uma maneira adequada, pois os dias são maus (Efés. 5:16).

 

Como seria se Cristo estivesse nos protegendo o tanto quanto nos protegemos a nossa família?

 

A Figura dois mostra as horas colocadas em quadros em negrito.

 

Os quadros em negrito representam blocos de horas que o homem no lar não usou sabiamente junto a sua família ao empregando em seus próprios interesses ou até mesmo em trabalhos que exigem vários dias seguidos fora do lar.

 

Pouco a pouco, dia a dia, o homem vai perdendo um tempo que é valioso para ele exercer a posição de cabeça, líder, e  exemplo junto a família.

       

 

         

 

 

 

A “porção” do homem é gozar a vida com a mulher que o ama (Ecl. 9:9).  Se ele usa o seu tempo desproporcionalmente, até mesmo com coisas dignas, ele perde a sua “porção”, quer dizer, a benção principal que é o seu casamento.

 

Para “andar com sabedoria” (Col 4:5) é necessário empregar o tempo, cada minuto, para a glória de Deus.  Pois o homem  tem que responder por aquilo que ele faz com o que Deus o dá (Ecl. 12:14; Mat. 25:14-30).

 

A Figura três representa o tempo total da vida que o homem não usou junto a sua família.(A parte em negrito.)

 

Podemos ver que algumas horas isoladas não são grande coisa aparentemente. Acumuladas, elas representam uma grande parte da vida.

 

Uma vez o tempo usado com um propósito, nunca mais voltará para ser usado com outro propósito.

 

 

 

 

          Ser alguém importante na sociedade e ser bem sucedido na vida com bens materiais não pode preceder a importância de obedecer a Deus ou  ser responsável  para com a família.  A vida conjugal e o fruto desta união é uma recompensa  suficiente para o homem que quer glorificar a Deus com a sua vida  (Ecl  9:9).

 

          É uma crueldade para com a família e uma desobediência diante de Deus o homem no lar se separar fisicamente e desproporcionalmente do lar por causa da sua paixão de ter o louvor da sua profissão, prazer pessoal ou pelo excessivo desejo de ser rico e famoso. Quando um homem no lar dá mais tempo à outra coisa do que à sua família, os membros se sentem menos prezados, pouco importantes e deixados de lado.  Essa é uma crueldade que vem justamente da pessoa que publicamente, diante de Deus e do homem, prometeu  que os protegeria, cuidaria e amaria.

 

          Não há segredos ou mágica para ‘cortar caminho’ ou criar um substituto que preenche o que um homem responsável, amável e atencioso pode ser e deve ser no lar, senão, gastar tempo em quantidade e qualidade no lar.  Uma quantia em dinheiro, um tio, um amigo, um vizinho, sogro ou sogra  não são tão importantes quanto a presença física e a atenção amorosa do homem no lar.

 

Não se pode ser cabeça, líder, exemplo e responsável e ao

mesmo tempo ausente a maior parte dos dias.

É necessário optar por um ou outro. 

 

          O homem no lar deve ter a glória de Deus como o alvo principal da sua existência.  Isso é conseguido somente através da obediência à sua palavra em todas as áreas da sua responsabilidade.  Se o homem no lar tem sucesso na sua vida profissional, mas tem fracassado em seu lar, tem errado o alvo.  Como pode um homem glorificar a Deus sem ser responsável por aquilo que Deus estabeleceu antes de qualquer outra instituição - ou seja, o lar?

 

Quanto tempo obediente no lar, Tantas bênçãos no lar

 

          Em Gênesis 2:24 há a preeminência que o homem deve dar para o lar harmonia e a união e o que o lar há de ter é mostrado pelas palavras “deixará o homem o seu pai e a sua mãe”, “e apegar-se-á à sua mulher”, “e serão ambos uma carne.”

 

·      Se o homem no lar depende de seus pais, ou de outros membros da sua família, para cuidar, financiar, aconselhar, transportar, ministrar, proteger, etc., os de quem ele é primeiramente responsável, como pode ser dito que ele deixou o seu pai e a sua mãe? Se ele está dependendo dos outros em relação ao que ele deve fazer, ele ainda não “deixou” os laços da sua vida anterior para criar de uma nova união.

 

·      Se um homem está fora do lar a maior parte do tempo, mesmo fazendo o que é digno, como pode ele “apegar-se à sua mulher” ou a sua família, ou seja,  ter união e harmonia como uma unidade?  Se os membros do lar não estão juntos para planejar os projetos do lar e das vidas de cada um, o lar não tem nenhuma união ou harmonia.

 

·      Como é que um homem pode ser uma carne, ou seja, promover harmonia e união íntima com a família, se ele não está presente para resolver os contra tempos e os problemas que surgem no dia-a-dia com os membros do lar?

 

O homem que não tem tempo para o lar é o mesmo que nunca tem tempo para obedecer a Deus.

 

            Os hábitos entre os membros do lar são automaticamente criados quando se repete um acontecimento por pelo menos três vezes.  Se o homem no lar está fora quando as decisões devem ser tomadas sobre o dia a dia da família, logo a  outra autoridade presente durante a sua ausência resolve os problemas da melhor forma possível.  Assim cria-se um hábito.  Então, quando o homem no lar estiver presente, e determinar ser a cabeça ou o líder da família, ele vai entrar em choque com os costumes que a sua própria ausência criou.  Dificilmente, de uma hora para outra, ele transformará os costumes praticados por dias. Ele, estando presente em tempo proporcional procurando ser o que Deus quer que ele seja, cria hábitos saudáveis entre  todos no lar.  Assim a família terá o hábito de seguir o seu exemplo, considerar o seu conselho e respeitar a sua constantemente liderança.

 

          Todos os homens têm dificuldades para enfrentar interesses pessoais e organizar desafios na vida para vencer porem em nenhum tempo é aceitável  deixar de obedecer os princípios do lar que Deus estipulou (Ecl. 12:14). Se o homem responsável quer sabedoria para equilibrar emprego, lazer, lar, desafios, etc., pode o pedir a Deus, “que a todos dá liberalmente”.  É necessário que este homem peça com fé, “em nada duvidando”, demonstrando sua disposição para colocar em prática a sabedoria que Deus dá. (Tiago 1:5,6).

 

          Não pode desprezar o tempo de serviço a Deus no lar.  O que o homem no lar presta às suas responsabilidades, ele está prestando a Deus ao mesmo tempo. Mat. 25:40, “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”

 

          Se Deus instituiu o lar, e se Deus estipulou as posições para todos no lar, e se Deus revelou a sua vontade para todos no lar obedecerem, saiba que “há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ecl 3:1).  Levará coragem pessoal, amor que é medido pelo sacrifício, e a sabedoria divina. Qualquer homem pode obter tudo o que Deus programou para  seu lar (Mar 8:34-37; Fil. 4:13).

 

“Há tempo para todo o propósito debaixo do céu”

 

 

 

 

 

 

https://www.geocities.com/athens/olympus/1563

 

 

 

arquivo: larhomem.doc/studies/sunsch/lar/1095/Catanduva, São Paulo