O Centro de Pesquisas LifeWay realizou um estudo recentemente e concluiu que as pessoas mais propensas a participar de cultos religiosos são aquelas que possuem um mínimo de curiosidade sobre o sentido da vida. Mais da metade das pessoas sem vontade de saber sobre o sentido da vida, nunca frequentou igrejas.

Aproximadamente 75 % dos 2 mil adultos entrevistados diz que “concordam” ou “concordam fortemente” com a afirmação: “Há um propósito e um plano divino para cada pessoa.” Contudo, 50% dos participantes da pesquisa que nunca frequentam cultos discordam dessa afirmação.

“Esse contraste tem implicações significativas para as igrejas”, disse Scott McConnell, diretor da LifeWay. ”Não é surpresa que muitos dos ‘sem igreja’ não acreditam que há uma finalidade maior para suas vidas. Em outras palavras, por que ir à igreja aprender sobre o plano de Deus se você não acredita nesse tipo de coisa? ”

O estudo também analisou outros pontos sobre significado e propósito e os resultados mostraram que dois terços dos entrevistados concordam totalmente ou em parte, que a busca pelo sentido ou propósito da vida é uma prioridade. Segundo a LifeWay, 78% acredita que “é importante perseguir um propósito mais elevado e dar sentido para minha vida”. Por sua vez, 67 % concorda em dizer: “a grande prioridade na minha vida é encontrar o meu propósito”.

Em seu livro, ‘Lost and Found’, Ed Stetzer, presidente do Centro de Pesquisas LifeWay descobriu que 89% dos jovens adultos que não têm igreja concordam com a afirmação: “Se alguém quisesse me dizer o que acreditava sobre o Cristianismo, eu estaria disposto a ouvir”.

O estudo revelou que entre aqueles que nunca vão a igreja existe um menor interesse em descobrir o sentido da vida ou pensar na vida após a morte: 19% discordam fortemente que não há vida além deste mundo; 33% discordam fortemente que existe um propósito e um plano divino para cada pessoa; 63% discordam fortemente que sabem o que devem fazer para ter paz na vida após a morte; 50% nunca se perguntou como podem encontrar o significado e propósito de sua vida; 68% nunca se perguntam se morressem hoje, certamente iriam para o céu.

“Parece óbvio dizer que aqueles que não se interessam pelos cultos religiosos pensam menos frequentemente sobre as coisas espirituais”, disse McConnell. ”Mas a implicação disso para a Igreja é clara. A maioria das pessoas poderia se interessar pelas coisas espirituais, pois não as conhecem, mas muitos cristãos acabam querendo falar sobre isso da maneira errada. Antes de quere mostrar o sentido da vida e a salvação em Jesus, é preciso saber o que essas pessoas pensam sobre o assunto”, concluiu McConnell.